Aliviar o estresse: o mobiliário a favor de dias mais tranquilos

Aliviar o estresse: o mobiliário a favor de dias mais tranquilos

Aliviar o estresse é uma das maiores preocupações da atualidade.

Neste artigo você vai conferir:

– Dados da OMS sobre os efeitos do estresse no mundo

– Como aliviar o estresse da vida empresarial

– Como espaços bem decorados podem aliviar o estresse

– A força do mobiliário orgânico para diminuir o estresse

– Expositores do Salão de Gramado que trouxeram móveis para ambientes mais aconchegantes

– Mudanças que podem trazer positividade para a vida a partir do espaço em que se vive

Aliviar o estresse: Mesa da Jhovini

Aliviar o estresse: Mesa da Jhovini

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito apelos frequentes sobre a importância de aliviar o estresse para que as pessoas tenham maior qualidade de vida em suas casas, trabalho e no convívio social. Segundo a organização, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, enquanto que mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade, que podem nascer da ocorrência crônica do estresse. Muitas dessas pessoas sofrem com os dois problemas simultaneamente (confira o artigo original aqui).

O que fazer para aliviar o estresse?

Para combater este que já é chamado de “mal do século”, existe uma série de técnicas conhecidas e difundidas para aliviar o estresse, como um melhor controle de respiração, hábitos saudáveis como exercícios físicos, boa alimentação e sono regulado, além do cuidado com a saúde mental a partir de relações familiares e de amizade que sejam construtivas e edificantes. Essas práticas costumam ser úteis para aliviar o estresse e levar uma vida melhor.

Aliviar o estresse: peça da Redentor Design

Aliviar o estresse: peça da Redentor Design

Aliviar o estresse na rotina empresarial

O mundo dos negócios muitas vezes pode ser difícil e, com isso, aliviar o estresse se transforma em uma tarefa complicada. Ainda assim, para a saúde do negócio e do próprio empresário, é importante utilizar técnicas como as anteriormente citadas. Não aliviar o estresse no trabalho pode ocasionar diversos problemas inclusive na saúde física, desde a diminuição da imunidade até problemas respiratórios.

Uma das formas mais eficazes de aliviar o estresse no trabalho é organizar suas prioridades e evitar a procrastinação. Faça listas com atividades detalhadas, não somente grandes projetos. Assim, você vê o progresso das pequenas ações e o volume de tarefas diminuindo todos os dias. Comunique-se bem com sua equipe. Com comandos claros, as atividades também serão mais produtivas.

Aliviar o estresse: poltronas da Estofados Grando

Aliviar o estresse: poltronas da Estofados Grando

Espaços bem decorados para aliviar o estresse

Como já vimos, aliviar o estresse tem sido uma das prioridades da vida moderna. Inúmeras horas de trabalho, excesso de informação, dificuldade de mobilidade até nas pequenas cidades.

O estilo de vida atual conduz as pessoas para situações cada vez mais estressantes. Não à toa, mobiliário e objetos de decoração têm sido desenvolvidos com a proposta de transformar lares em verdadeiros refúgios. É o caso dos móveis orgânicos, que estiveram representados em diversos estandes do 5º Salão de Gramado. Seu design sinuoso garante mais fluidez aos ambientes e, principalmente, mais aconchego e conforto ao dia a dia.

Aliviar o estresse: peça do Armazém da Mobília

Aliviar o estresse: peça do Armazém da Mobília, expositor do Salão

Arquiteta avalia o mobiliário orgânico

Conforme a arquiteta Bárbara Fischer Rohnelt, os móveis orgânicos são aqueles que inspiram nas formas curvas e nos traços presentes na natureza. “Hoje o uso de mobiliário mais flexível, com possibilidade de mudanças diárias está cada vez mais forte”, destaca. Segundo Bárbara, a tendência atual é utilizar peças mais discretas, com algum toque de modernidade e design. “Já a aposta para 2018 é um mobiliário ainda mais sinuoso, dando maior flexibilidade para os nossos dias”, ressalta.

Aliviar o estresse: Poltronas da Selff Design

Aliviar o estresse: Poltronas da Selff Design trazem conceito de mobiliário orgânico

 

Tendência atual e atemporal foi destaque no Salão de Gramado

Conforme a arquiteta, a tendência do mobiliário orgânico apresentada no Salão de Gramado chegou para quebrar as linhas retas nos ambientes. “Ela é ideal para locais com necessidade de maior circulação ou simplesmente para dar o toque de design que está tão forte na decor”, pondera. No entanto, os traços curvos não são apenas destaques de hoje em dia. Autor de traços inconfundíveis, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer já era um “defensor da causa”. Como ele próprio enfatiza, não era o ângulo reto que o atraía. Nem a linha reta, dura e inflexível criada pelo homem. Mas, sim, a curva livre e sensual encontrada no Brasil, nas montanhas, nos rios, nas nuvens, no corpo feminino. E o seu Poema da Curva ilustra muito bem as novidades que fizeram parte da última edição do Salão de Gramado.

Cores e materiais do mobiliário orgânico

De acordo com Bárbara, a tendência orgânica no mobiliário aparece principalmente em materiais naturais. “Eles costumam ser mais leves, frescos e garantem um visual reconfortante na decoração”, explica. A paleta de cores também é inspirada na natureza, com variações de tonalidade – da mais clara para a mais escura. No entanto, não há uma regra rígida em torno da questão. “Hoje em dia a tendência acompanha muito mais o estilo de vida de cada pessoa, utilizando tanto as cores mais suaves e neutras como as mais fortes e coloridas”.

Aliviar o estresse: composição da Omega Viratto

Aliviar o estresse: composição da Omega Viratto

Mudanças positivas para aliviar o estresse

Na opinião da arquiteta, o mais incrível do mobiliário orgânico é a possibilidade de mudança diária em sua disposição. Pois além da aparência discreta, ele pode ser usado em diferentes ambientes da casa, desde o quarto até o escritório. “Minha dica pessoal hoje vai para os estofados e mesas de aproximação avulsas de design com formas mais orgânicas”, sugere.

Em resumo

Neste artigo você descobriu informações importantes e alarmantes sobre os efeitos causados pelo estresse no mundo. Além disso, conferiu dicas importantes sobre como um espaço bem mobiliado e decorado pode proporcionar uma experiência diferenciada para aliviar o estresse. Através do mobiliário orgânico e mudanças positivas na rotina podem ajudar muito a melhorar os seus dias.

O Salão de Gramado

A maior e melhor feira de alta decoração do sul do Brasil teve sua quinta edição ocorrendo entre 20 e 23 de junho de 2017, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. 78 expositores de todo o Brasil expuseram o melhor do móvel, design e decoração para mais de 4000 lojistas vindos de todo o país, gerando bons negócios, fortalecendo parcerias e estabelecendo novos contatos.

A sexta edição da feira ocorre de 11 a 14 de junho de 2018 e já conta com mais da metade dos expositores desta edição confirmados. Estão programadas também campanhas de incentivo especiais para expositores, lojistas e representantes envolvidos no evento para repetir o sucesso da quinta edição.

Quer saber tudo que aconteceu na quinta edição do Salão? Confira no vídeo e nos artigos abaixo:

Mobiliário em evolução: a visão de Ronald Sasson
Madrepérola: Salão destaca tendência de decoração
Mais de 45 expositores já confirmados em 2018
Campanhas Tanque Cheio e Cadastro Premiado entregam prêmios
Foco Metallo registra crescimento após participação no Salão
Empresa de Salvador conquista novos clientes no Salão
Pés palito: uma antiga novidade
Renovações e estreias de alto padrão
Salão: a elegância que remete a Gramado
Salão de Gramado ajuda a cativar clientes exigentes
Clássicas e contemporâneas: Strasbourg apresenta damas de porcelana para decoração
Bons negócios em ambientes gourmet
Treelux no Salão de Gramado
Selff Design projeta expansão após participação na feira de negócios
Contemporâneos: Wingert apresenta lançamentos no Salão
Design e tendência: o futurismo natural

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário