Aumentar a lucratividade da empresa: como o Salão de Gramado pode ajudar?

Aumentar a lucratividade da empresa: como o Salão de Gramado pode ajudar?

Realidade brasileira

Aumentar a lucratividade da empresa é um anseio muito comum no meio empreendedor. Em primeiro lugar, o empresário pensa na necessidade do crescimento para que possa rentabilizar melhor o negócio. Como resultado, maior tranquilidade na gestão e a possibilidade de fazer a empresa ter maior previsibilidade.

Contudo, ainda assim, não é possível controlar variáveis externas como política e economia. Além disso, todos os dias surgem novos desafios que precisam ser enfrentados.

O mais importante, dentro do processo, é avaliar aquilo que é possível que o próprio empreendedor controle. Devido à falta de preparo ou mesmo de conhecimento, muitos negócios acabam nunca conseguindo aumentar a lucratividade. Consequentemente, muitas empresas fecham sem alcançar o patamar que gostariam desde o início.

Mas, afinal, de que forma se pode aumentar a lucratividade da empresa de forma saudável?

No próximo tópico, separamos 3 perguntas e três respostas que podem ajudar a responder essa pergunta.

Aumentar a lucratividade

Aumentar a lucratividade

Perguntas iniciais para aumentar a lucratividade

– Como sua empresa se posiciona?

Em primeiro lugar, é preciso saber como a sua empresa se apresenta para o mercado. Isso porque é necessário ter um posicionamento claro diante do público-alvo. Os clientes entendem bem a sua mensagem? Percebem o valor do seu produto? Você investe na narrativa que seu produto precisa contar?

Parece que, quanto mais clara é a proposta da empresa, maior a capacidade de transformar isso em lucratividade. Talvez essa seja uma das características mais importantes para otimizar os resultados. Sendo assim, antes de mais nada, tenha claro para a sua equipe qual é o propósito da empresa.

Ao mesmo tempo em que o posicionamento é muito importante, existem também ações administrativas que podem ajudar – e muito – a aumentar a lucratividade da empresa. É provável que muitas das empresas que conseguiram aumentar a lucratividade tenham passado por essas etapas.

É por isso que é importante se atentar ao próximo tópico.

– Atualmente, quais são as suas ações para aumentar o ticket médio?

O ticket médio é parte importante desse processo. Isso porque ele pode fazer com que você lucre mais com a mesma quantidade de clientes. Não apenas isso, como também a capacidade que o ticket médio tem de aumentar o envolvimento do cliente com o seu produto.

Enquanto sua empresa se mantém com um mix de produto limitado e pouco interligado, é difícil aumentar a lucratividade. É preciso criar combos de produtos, estratégias de venda casada, entre outras ações que permitam esse aumento.

Ações de relacionamento e outras ações complementares que ajudem o cliente a se envolver mais também são úteis. Quanto mais o cliente entender que sua empresa oferece a solução completa para ele, maior a chance de permanência. Se a permanência for considerável, aliada a um mix de produto que aumenta e se complementa, melhor ainda.

Nesse artigo, mais dicas para quem quer aumentar o ticket médio.

– Seu produto tem valor agregado o suficiente para entregar?

Visto que você já tenha bom posicionamento e um bom ticket médio, resta mais uma questão. De fato, o seu produto tem valor agregado?

Essa pergunta nem sempre é fácil de responder. Isso porque o valor agregado de um produto pode ser muito subjetivo.

É preciso que você construa o valor agregado do produto com várias frentes. Acima de tudo, é preciso que você não precise explicar o valor agregado. Se o cliente entender o seu produto como algo de muito mais valor que os demais, pagará mais por isso.

Anteriormente, falamos sobre posicionamento e ticket médio. Esses são fatores importantes. Mas o valor agregado depende de fatores tangíveis e intangíveis. Por isso, é preciso ter uma estratégia bem formada. Assim, as chances de aumentar a lucratividade são maiores.

Com um produto com valor percebido alto, você ganhará mais a cada produto vendido. Consequentemente, terá mais valor para investir e retroalimentar esse sistema.

Processos para aumentar da lucratividade

Anteriormente, falamos sobre questões tangíveis e intangíveis. A produtividade da empresa é uma questão crucial para aumentar a lucratividade. Cuidar do processo de produção é, certamente, muito importante nesse processo.

Inegavelmente, existem coisas dentro da empresa que podem ser otimizadas. Quando se fala em processo produtivo, sempre há o que melhorar e otimizar. Afinal, uma boa maneira de aumentar a lucratividade é diminuir as despesas desnecessárias.

Custo-hora

Responda rápido: você tem na ponta da língua o custo-hora exato da sua empresa?

Nem sempre todos os custos estão realmente sendo levados em conta. Consequentemente, a precificação fica mais difícil.

Mesmo quem tem bastante conhecimento na área de custos reconhece a complexidade de estabelecer com exatidão o custo-hora. Isso porque são milhares de variáveis, com valores que oscilam todos os dias. Consequentemente, um erro, por menor que seja, pode comprometer a lucratividade.

Quer saber mais sobre cálculo de custos? Clique aqui.

Ações de Marketing

Antes de mais nada é preciso entender que um bom plano de negócios pode prever muitas dessas questões. Apesar de nem sempre estar presente nas empresas, é uma etapa fundamental.

Para aumentar a lucratividade, é importante também que as ações de marketing estejam voltadas para o todo. Como dissemos anteriormente, o valor percebido é muito importante para lucrar mais.

Nesse sentido, as ações de marketing são fundamentais.

Não apenas no aspecto de promover os produtos, como também para as outras etapas. Entender o produto que se está vendendo. Localizar a melhor forma de distribuição. Levar em consideração os custos e ter uma boa estratégia de precificação. Além de tudo isso, promover corretamente, junto ao público-alvo certo, também é fundamental.

As ações de marketing têm potencial para mudar a percepção de seus produtos. Como resultado, você aumenta o valor percebido. Consequentemente, consegue aumentar a a lucratividade.

Aumentar a lucratividade

Aumentar a lucratividade

Mais clientes: a empresa tem capacidade de produção?

Outra forma de aumentar a lucratividade é aumentar a carteira de clientes. Contudo, é necessário se planejar para isso. Provavelmente, como empresário, você já pode ter passado pelo chamado “problema bom”: quando se tem trabalho demais.

Mesmo que o “problema bom” pareça realmente bom, é importante não esquecer que ele ainda é um problema.

Se a sua estratégia para aumentar a lucratividade é aumentar a carteira de clientes, você precisa se antecipar: a empresa têm capacidade produtiva para esse aumento?

Por mais que haja o interesse de crescer e aumentar a lucratividade pelo volume, é importante considerar isso.

Concentrar os esforços na fatia certa de mercado para aumentar a lucratividade

É especialmente relevante notar a intenção por trás da busca por aumentar a lucratividade. Em geral, muitas empresas trabalham muito para ter lucratividade no volume. A intenção de aumentar o valor percebido é justamente para buscar o oposto.

Mesmo que seja interessante buscar a lucratividade no volume, é interessante diversificar. Principalmente, começar a entender qual a fatia de mercado mais lucrativa.

Em suma, é importante encontrar meios de vender em menor volume, mas para um público que valoriza o seu produto. Ou seja, produzir menos, com maior qualidade e com maior valor agregado.

Muitas empresas cresceram devido a esse tipo de pensamento.

Lembre-se da célebre frase de “Alice no país das maravilhas”: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Diferenciação

Outro fator que também é primordial na busca por valor percebido é a diferenciação. Para aumentar a lucratividade por meio de valor agregado, é preciso que seu produto seja diferente.

A concorrência em quase todos os mercados é ferrenha e, por isso, só se destacam aqueles que realmente inovam.

Busque o seu nicho de mercado e inove sempre. Como resultado, você terá diferenciação de mercado e maior capacidade de crescimento. Com isso, fica mais fácil aumentar a lucratividade.

O que acontece no Salão de Gramado?

Anteriormente, falamos sobre a importância de concentrar os esforços na fatia correta de mercado. São várias ferramentas possíveis para isso.

Para quem trabalha com alta decoração, o Salão de Gramado é a opção ideal para se posicionar no mercado.

Por aqui passam milhares de lojistas qualificados por ano. Além disso, profissionais da área de design e arquitetura também frequentam a feira dispostos a boas parcerias.

Também estão presentes outros profissionais estratégicos para que sua rede de contatos qualificados aumente.

E então? Que tal dar esse primeiro passo e aumentar a sua lucratividade com consistência?

Entre em contato com nossa equipe no comercial@salaodegramado.com.br e saiba mais.

Saiba mais sobre empreendedorismo:

Empreendedorismo no Brasil: ainda vale a pena investir?

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário