Aumentar a produtividade da sua empresa: dicas simples e eficientes

Aumentar a produtividade da sua empresa: dicas simples e eficientes

Melhorar e aumentar a produtividade da empresa é uma questão sempre presente na imaginação dos empresários e de todos aqueles que se envolvem no direcionamento de uma organização. Por muitas vezes, algumas ações simples são capazes de transformar um ambiente de trabalho, o volume produtivo e o próprio ciclo de vendas.

Para que 2018 seja um grande ano para a sua empresa, a equipe do Blog do Salão traz algumas das melhores dicas para aumentar a produtividade da sua empresa.

Fatores invisíveis

Em muitos momentos, por estar demasiadamente envolvido com o processo, você pode deixar escapar algumas realidades importantes. Não por desatenção, mas por pura falta de tempo. Sendo assim, algumas ações são fundamentais para começar a observar com mais assertividade as falhas no processo.

Para aumentar a produtividade, converse com a equipe

Na correria do dia a dia, muitas vezes uma boa conversa com a equipe é negligenciada. O poder do olhar e da informação de alguém que está muito próximo de cada atividade pode ser decisivo para a detecção de falhas e possibilidades de melhorias. Converse com coordenadores de setor, funcionários da operação e todos os envolvidos. Eles terão dados preciosos que ajudarão na tomada de decisão.

Aumentar a produtividade: converse com a equipe

Aumentar a produtividade: converse com a equipe

Continue lendo para conhecer técnicas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa

Entenda os anseios da sua equipe

Entender o que sua equipe espera também é uma grande ferramenta para aumentar a produtividade. Quando empresa e funcionário alinham suas expectativas, os ruídos de comunicação são minimizados e os objetivos ficam mais claros. Esse é mais um passo fundamental para aumentar a produtividade com qualidade e, mais importante, de forma perene.

Comunicação, comunicação e comunicação

Entre os funcionários, da alta direção ao operacional, com seus fornecedores e todos os públicos de interesse. Invista em comunicação interna. Quando todos têm oportunidade de ouvir e falar, as coisas fluem com mais facilidade e o resultado é uma gestão eficiente e capaz de aumentar a produtividade da empresa.

Aumentar a produtividade através de capacitações

Aumentar a produtividade: capacite a equipe

Aumentar a produtividade: capacite a equipe

Investir em treinamentos e cursos ajuda a minimizar erros futuros. Para aumentar a produtividade da sua empresa, é importante oferecer a seus funcionários treinamentos internos e externos que auxiliem no desenvolvimento das funções diárias. Funcionários mais antigos podem passar conhecimentos aos mais jovens, e profissionais consagrados em suas áreas podem trazer novos olhares ao dia a dia de trabalho.

E agora? Como aumentar a produtividade?

Além de trazer a sua equipe para perto e estimular o bom relacionamento entre todos os níveis da empresa, existem possibilidades importantes nas atividades operacionais que podem ajudar a aumentar a produtividade de forma efetiva.

No final deste artigo, dicas essenciais para transformar a sua empresa e aumentar a produtividade

O que foi planejado e o que foi cumprido

Aumentar a produtividade: confira o que foi planejado e o que, de fato, foi realizado

Aumentar a produtividade: confira o que foi planejado e o que, de fato, foi realizado

O primeiro passo para corrigir os processos é verificar o que foi planejado e o que foi cumprido efetivamente. Dessa forma, você pode identificar problemas pontuais de produtividade que podem estar ocorrendo em um único setor e, por consequência, prejudicando o andamento de todos os demais.

Para aumentar a produtividade, automatize o que for possível

Tarefas que podem ser automatizadas devem ser automatizadas. Um processo com parâmetros fixos minimiza a possibilidade de erros em relatórios, processos industriais e muito mais. Invista e celebre os resultados.

Aprenda com os erros

Os erros são grandes oportunidades de aperfeiçoamento. Sempre que eles acontecerem, registre as suas causas para que em ocasiões futuras os devidos cuidados sejam tomados. Com isso, você aumenta a sua produtividade ao observar situações que podem ocasionar equívocos.

Tenha objetivos claros

Aumentar a produtividade: tenha objetivos claros

Aumentar a produtividade: tenha objetivos claros

Monte um planejamento claro para todos os colaboradores. Quando todos sabem qual é o objetivo, fica mais fácil orientar os esforços e, como consequência, aumentar a produtividade da empresa. Investir tempo para criar uma comunicação simples e efetiva para todos evita problemas e retrabalho no futuro.

Para aumentar a produtividade, diminua o retrabalho

Pode parecer simples, mas nem sempre é. É preciso que você meça o quanto de retrabalho o seu processo possui. Depois de detectar, é preciso que vá até a origem do problema para eliminá-lo e, assim, aumentar a produtividade. Acompanhe os indicadores de cada área e verifique em gráficos comparativos a evolução – ou não – das melhorias para redirecionar a estratégia ou seguir com o bom trabalho.

TRANSFORME A SUA EMPRESA

Por fim, não esqueça de sempre ser receptivo para retornos e sugestões da sua equipe. Muito do seu crescimento pode acontecer ao ouvir a equipe e estar próximo do processo produtivo.

Converse pessoalmente, seja próximo, participe da operação quando possível. Mostre à equipe que você está no mesmo barco e deseja o progresso da empresa e de todos. Isso não só é uma forma de aumentar a produtividade, mas também de integrar o time em prol dos mesmos objetivos.

Aumentar a produtividade: mostre empatia

Aumentar a produtividade: mostre empatia

Crie um ambiente de trabalho agradável a partir de boas contratações. Vale a pena pagar um pouco mais a um funcionário que fará a diferença todos os dias com proatividade e proximidade. Com isso, você também se sentirá mais seguro para delegar responsabilidades, descentralizar as decisões e aumentar a produtividade através de uma empresa moderna e atenta aos novos movimentos do mercado.

Quer mais dicas sobre empreendedorismo e melhorias para a sua empresa? O site do Sebrae SEMPRE é uma boa pedida.

Como o Salão de Gramado pode ajudar?

Nossa feira alcança lojistas de todo o Brasil não somente através do evento, mas por nossas redes sociais e por Salão em Revista, publicação que chega a 6.000 lojistas qualificados de todo o Brasil.

Uma feira focada em negócios de alta decoração e que pode ajudar muito nas suas vendas e na prospecção de novos clientes para levar sua empresa a um novo patamar.

Entre em contato conosco.

Você também pode gostar de:

Salão em Revista: Destaques da edição de novembro
Quadros decorativos: arte para toda a casa
Salão de Gramado apresenta identidade da 6ª edição
Mobiliário em evolução: a visão de Ronald Sasson
Madrepérola: Salão destaca tendência de decoração
Aliviar o estresse: o mobiliário a favor de dias mais tranquilos
Mais de 45 expositores já confirmados em 2018
Campanhas Tanque Cheio e Cadastro Premiado entregam prêmios
Foco Metallo registra crescimento após participação no Salão
Empresa de Salvador conquista novos clientes no Salão
Pés palito: uma antiga novidade
Renovações e estreias de alto padrão

Salão: a elegância que remete a Gramado
Salão de Gramado ajuda a cativar clientes exigentes
Clássicas e contemporâneas: Strasbourg apresenta damas de porcelana para decoração
Bons negócios em ambientes gourmet
Treelux no Salão de Gramado
Selff Design projeta expansão após participação na feira de negócios
Contemporâneos: Wingert apresenta lançamentos no Salão
Design e tendência: o futurismo natural
Natal Luz: Gramado traz encanto e magia à Serra Gaúcha
Iluminação de ambientes: a transformação a partir da luz

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário