Como criar cultura organizacional: um ativo que não se vê, mas faz toda a diferença

Como criar cultura organizacional: um ativo que não se vê, mas faz toda a diferença

Como criar cultura organizacional? Essa pergunta aflige muitos empresários e tira o sono de profissionais de RH que querem criar sempre o melhor ambiente de trabalho. Contudo, há uma realidade: já existe uma cultura organizacional na sua empresa. Você pode não conseguir identificá-la, mas que ela existe, existe.

Em primeiro lugar, é importante frisar que ao pensar em como criar uma cultura organizacional, os profissionais negligenciam algumas coisas. Visto que, a partir do momento que a empresa tem o primeiro funcionário, a sua visão de mundo e suas realidades passam a influenciar o processo.

Mesmo que a hierarquia da empresa seja vertical, no seu universo de atuação, cada colaborador exerce influência. Dessa forma, dá pra entender por que muitos problemas ou atritos surjam silenciosamente. Em qualquer relação humana, pode haver conflito.

De fato, muitos problemas podem surgir sem que se perceba. Mas, não só é importante perceber como surgem os problemas, como também que a solução pode vir do mesmo lugar.

Basta que todos estejam alinhados com uma cultura criada pela empresa desde o início. 

Como criar cultura organizacional? Ela pode se formar sozinha

Anteriormente, falamos que a cultura organizacional pode surgir por várias vertentes. Mas para saber mesmo como criar cultura organizacional, é preciso entender de que maneira ela se forma quando não damos atenção ao processo.

Assim como uma cultura organizacional ordenada pode trazer diversos benefícios, uma cultura criada sem organização pode ser extremamente prejudicial à empresa. Muitas vezes, por motivos pequenos e que seriam resolvidos facilmente se houvesse um direcionamento claro.

Apesar de parecer que isso é uma situação facilmente controlável, as coisas não são tão simples. Ainda que pareça problema de empresa grande, as dificuldades oriundas de uma cultura negativa são prejudiciais a empresas de todos os tamanhos.

Em primeiro lugar, é preciso um alinhamento da alta direção. Se esse primeiro ponto se mostra deficitário, é provável que a estrutura que está abaixo siga o padrão.

Sendo assim, uma cultura organizacional pode ser definida já no plano de negócios.

Por outro lado, a cultura organizacional também pode se formar de maneiras diferentes. Em pequenos núcleos de poder paralelo, por exemplo. Determinados procedimentos serem ditados por preferências pessoais são casos comuns. Por esse motivo, é sempre importante ter uma liderança ativa e clara que consiga identificar esses problemas e saná-los de uma forma saudável.

Como criar cultura organizacional

Como criar cultura organizacional

A importância de direcionar a cultura

Sem dúvida, até aqui, foi possível entender de que maneiras a cultura organizacional pode existir. Ainda assim, às vezes, é difícil pensar em como direcionar a cultura da empresa para um caminho positivo e que gere benefícios a todos.

Para que isso aconteça, conforme falamos anteriormente, é preciso, em primeiro lugar, que a direção tenha os objetivos claros para si. Com o intuito de orientar o restante da equipe, uma direção bem alinhada pode fazer muito.

A partir disso, começa uma série de ações que podem gerar efeitos positivos na empresa. 

Isso porque a implantação de uma cultura passa por vários níveis. Desde a mudança de pensamento e a clareza de metas e objetivos, até ações mais simples como a integração da equipe em datas especiais, por exemplo.

Quando todos têm o mesmo objetivo, fica mais fácil alcançá-lo. Seja claro!

É especialmente relevante colocar essa máxima no centro da discussão. Para quem quer saber como criar cultura organizacional, é importante lembrar sempre que é preciso que todos olhem na mesma direção.

Isso vai do chão de fábrica à alta direção. Todos têm de ser capazes de dizer qual a razão de ser da empresa. Isso potencializa o crescimento porque todos sabem exatamente o que estão fazendo e por que estão fazendo.

Existem milhares de ferramentas para quem procura como criar cultura organizacional. Para sermos breves, resumimos em três pequenos tópicos principais. De qualquer maneira, a implantação de cultura é um processo complexo e que precisa de estudo e milhares de ferramentas. O site do Sebrae tem diversas dicas sobre isso nessa página.

Meritocracia

Apesar de parecer uma questão lógica, nem sempre a meritocracia é algo presente nas empresas. Criar planos de carreira em que os funcionários saibam onde estão e para onde podem ir é muito útil e gera esperança e prosperidade.

Quando um funcionário não sabe quais são as possibilidades de crescimento que existem na empresa, é muito fácil que acabe se desanimando.

Quando existe uma cultura de meritocracia e plano de carreira em que ele conhece o que precisa fazer e como precisa se qualificar para prosperar, o engajamento fica mais forte. Não apenas isso, como também se reduz o absenteísmo e a rotatividade.

Rotação de Funções

Muitos conflitos podem acontecer pelo simples fato de que os setores não conhecem os problemas uns dos outros. Promover trocas de função por dias específicos em que pessoas de determinados setores participem dos processos dos outros é importante. Assim, cada um sabe as limitações e facilidades de cada departamento.

Isso faz com que os processos fluam com mais naturalidade. 

Líderes ou chefes?

Outro ponto importante é como é formada a sua liderança. As pessoas que carregam a responsabilidade de gerenciar as equipes são líderes ou chefes?

Afinal, é importante observar que atrás das máquinas e dos processos estão pessoas. Um bom departamento de recursos humanos pode ajudar muito nessa gestão. Primeiramente, recrutando e selecionando a equipe adequada para cada setor e, é claro, bons líderes que saibam administrar conflitos e situações com serenidade.

Em resumo, quando se pensa em como criar cultura organizacional, é preciso pensar em como envolver pessoas ao redor de um mesmo propósito.

Outros artigos

Empreendedorismo no Brasil: afinal, ainda vale a pena?

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário