Como expor em feiras: TUDO que você precisa saber

Como expor em feiras: TUDO que você precisa saber

Como expor em feiras de negócios de alto padrão?

Essa é uma pergunta que assusta muita gente que está entrando nesse mercado de feiras.

Conforme a empresa vai crescendo e ganhando mercado, não há melhor ferramenta do que uma feira de negócios para potencializar a atuação da empresa. Isso porque esse é o espaço perfeito para, em um curto espaço de tempo, fechar boas parcerias e vendas. Da mesma forma com que os negócios são potencializados, também se formam novos contatos do setor, e se expande mercado a partir do encontro com pessoas de várias regiões.

Em outras palavras, uma feira permite fazer em poucos dias o que a empresa, sozinha, talvez levasse anos para conquistar.

Não apenas isso, como também o fato de que a experiência de uma feira de negócios credencia qualquer empresa a ter novas ideias e práticas no mercado com base na observação.

Com o intuito de informar como expor em feiras, o Blog do Salão preparou um guia com as informações mais importantes. Primeiramente, é preciso separar o que você precisa saber por categorias. Assim sendo, fica mais fácil entender por onde começar e o que fazer.

Antes de mais nada, vamos então aos principais pilares para expor em uma feira de negócios:

1. Objetivo

2. Espaço

3. Estande

4. Ações pré-evento (engajar representante)

5. Durante o evento

6. Ações pós-evento

Uma vez que se consiga setorizar as responsabilidades e o planejamento, fica bem mais fácil realizar uma feira de negócios. Por isso, vamos agora detalhar cada dos pilares anteriormente citados.

1. Antes de pensar em como expor em feiras, é preciso pensar no objetivo

Para evitar frustrações, é preciso, em primeiro lugar, ter claro qual é o objetivo da feira e o objetivo da empresa. No caso do Salão de Gramado, por exemplo, há o foco em fechamento de negócios, prospecção e tendência. Sendo assim, é preciso criar uma estratégia com bom apelo comercial, sem esquecer da beleza e destaque do estande e da exposição de produtos. 

Ter a estratégia alinhada com a proposta da feira sempre é muito importante para que o objetivo seja alcançado.

Logo depois de definir isso, é hora de começar a pensar na ação. Nesse sentido, a prática começa com a definição do tamanho do espaço, que veremos a seguir.

2. Como expor em feiras: qual o tamanho do espaço?

Uma das dúvidas de quem pensa em como expor em feiras é o tamanho do espaço que será necessário. 

Não apenas pelo número de produtos que possui, mas também pelo valor a ser investido.

De qualquer maneira, o tamanho do espaço depende de alguns fatores: o tamanho do seu produto, o número de ambientes que você quer criar, as composições que serão necessárias, espaço de circulação e outras questões a serem levantadas no planejamento.

Com base nessas questões, você pode definir qual o melhor espaço a ser reservado na feira em que participará. É como uma compra de terrenos dentro do pavilhões. Há maiores e menores, em diferentes formatos, para se adequar melhor à sua necessidade.

Uma vez definido o espaço, é hora de pensar no estande. E esse merece – e muito – a sua dedicação.

Como expor em feiras: espaço e estande são questões primordiais

Como expor em feiras: espaço e estande são questões primordiais

3. O estande: o que considerar?

O estande será a sua casa pelo período da feira. É a maneira com que o cliente verá a sua empresa. É a sua vitrine para fechar negócios.

Em suma, o estande é, talvez, a parte mais importante do seu sucesso em uma feira de negócios.

Já que há um grande esforço em escolher a feira e o tamanho do espaço, é preciso dedicar uma atenção ainda maior à confecção do estande.

Em primeiro lugar, vamos aqui elencar aquilo que é necessário antes de mais nada. A princípio, é preciso ter em mente que um estande construído precisa de um projeto com RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), ou seja, um arquiteto precisa projetar, assinar e atestar que está dentro das normas de segurança do evento.

É preciso também ter um projeto elétrico e luminotécnico, com os pontos elétricos definidos e também seguindo todas as normas de segurança.

Mas calma, existem empresas especializadas nessas áreas e que podem ajudar muito, do projeto à execução. 

Existem também estandes pré-fabricados, que exigem menos esforço de projeto, mas que também acabam sendo limitados para se diferenciar.

Assim sendo, é importante dizer, também, que se você está pensando em como expor na feira pela primeira vez, é bom ver qual o padrão de estandes de edições anteriores.

Se seu produto é de alto padrão e valor agregado, o estande também precisa ser. 

Escrevemos um artigo com dicas para montar um estande inesquecível. Quer conhecer? Clique aqui.

4. Ações pré-evento

Anteriormente, falamos sobre como é importante se preparar para uma feira de negócios. 

Há muito trabalho a ser feito e, por isso, tudo o que você puder antecipar, antecipe. Mesmo que pareça algo simples. As semanas pré-feira sempre são intensas e é fácil esquecer de algumas coisas.

Logo que você tiver definido a sua participação, há coisas que já podem ser feitas.

Se você já tem pessoas confirmadas para trabalhar na feira, já pode reservar passagens aéreas com um preço muito mais em conta. Além disso, é hora de começar a trabalhar sua base de representantes para que se engajem pela feira e ajudem levando clientes e também no atendimento no estande.

Sua comunicação também precisa ser ostensiva, afinal, depois de saber como expor em feiras, é preciso fazer com que seu público saiba que você estará por lá.

Faça um checklist com tudo que você precisa levar e tudo que precisa ser visto antes do deslocamento para a feira.

Calcule com antecedência quanto tempo a sua transportadora ou seu caminhão levaria para chegar até a cidade da feira. Se são quatro dias úteis, você tem que estar com a mercadoria na estrada quatro dias antes do início da montagem da feira.

Depois de todas essas etapas, é hora de pensar na ação. A feira vai começar!

Como expor em feiras: estande da Móveis Província no 6º Salão de Gramado

Como expor em feiras: estande da Móveis Província no 6º Salão de Gramado

5. Como expor em feiras: Durante o evento

Depois de toda a preparação, é a hora da ação efetiva.

Antes de mais nada, é preciso que sua equipe de vendas e atendimento já esteja treinada para recepcionar os lojistas e visitantes. Ao mesmo tempo, a organização e o fluxo precisam ser observados para que, durante a feira, você continue melhorando.

Muitas vezes, uma pessoa apenas recepcionando é algo muito necessário. Bem como toda a equipe de vendas estar focada em vender, é importante ter uma pessoa que possa direcionar os esforços. Alguém que recepciona pode direcionar os lojistas às pessoas certas e ainda ajudar em toda a organização do estande.

Pense também em petiscos e café para o estande. Os clientes apreciam e podem se sentir em casa mesmo em um espaço tão comercial.

Aposte no bom atendimento para fidelizar e conquistar novos clientes.

6. Ações pós-evento

Depois do evento, é preciso continuar trabalhando.

Retome todos os contatos que você iniciou, fidelize os clientes que conquistou e estenda as parcerias que já tinha e que se reforçaram.

Uma feira de negócios pode fazer muito por você e pela sua empresa.

Se você é do segmento de mobiliário e decoração de alto padrão, conheça as propostas do Salão de Gramado.

Entre em contato com comercial@salaodegramado.com.br

Quer conhecer mais sobre empreendedorismo para alavancar sua empresa? Escrevemos um artigo sobre isso.

É sempre bom passar pelo site do Sebrae também. Sempre com ótimas dicas para empreendedores e empresas que querem crescer.

 

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário