Conheça todos as novidades que contribuíram para o sucesso da 7ª edição do Salão de Gramado

Conheça todos as novidades que contribuíram para o sucesso da 7ª edição do Salão de Gramado

 

Edição de 2019 trouxe muitos destaques positivos.

A edição de 2019 foi um grande marco para o Salão de Gramado. Com novas parcerias e ações durante a feira, a sétima edição trouxe resultados em números e percepção geral de público muito positivas. 

Dentre as novidades, os Talks trouxe muito conteúdo e possibilitou a discussão de assuntos importantes em torno do universo moveleiro. Com a participação de diversos personagens do segmento, quem esteve presente pode conversar e interagir diretamente com os profissionais presentes.

Essas conversas foram transmitidas ao vivo e podem ser revistas no canal do Facebook do Salão. Confira o temas abaixo:

Outra novidade desta 7º Salão de Gramado foi o Projeto Comprador, realizado em parceria com a Abimóvel e Apex Brasil, que possibilitou mais de 300 rodadas de negócios entre fabricantes e importadores.

Projeto Comprador com Apex e Abimóvel

Nesta edição, aconteceu pela primeira vez o Projeto Comprador em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX- Brasil), que investem na internacionalização e valorização do design nacional por meio do Projeto Brazilian Furniture.

Este projeto trouxe para o Salão de Gramado 14 empresas importadoras provenientes da América e Europa. O foco foi o fomento aos negócios e a projeção do móvel brasileiro no mercado internacional.

Assim, foram promovidas rodadas de negócios entre grandes compradores mundiais e 45 indústrias brasileiras durante a feira que projetou mais de US$10 milhões em negócios totais com a iniciativa.

“Contamos com um balanço bastante positivo da ação ao longo de 2019”, aponta Maristela Longhi, presidente da Abimóvel. Orgulhosa, ela fala sobre essa importante parceria para o fortalecimento e inserção do móvel brasileiro no cenário internacional.  “A Abimóvel vem trabalhando de forma estruturada e efetiva tanto no incentivo às exportações quanto na melhoria do ambiente de negócios e no diálogo com o governo federal e o Congresso Nacional”.

Talks do Salão

Com curadoria da designer Marta Manente, a edição de inauguração da ação trouxe debates de temas relevantes no cenário moveleiro. Dessa forma, os Talks do Salão tiveram como foco a seleção de conteúdos e profissionais que pudessem contribuir com a evolução do setor e da feira. 

Segundo a designer, foram selecionados para os Talks profissionais dos quatro cantos do Brasil. Pessoas influentes no setor e escolhidas estrategicamente para a potencializar e reposicionar o Salão de Gramado.

Um dos objetivos é transformar o evento na maior e melhor feira de móveis de alta decoração do país.

Segundo Marta, foram debatidos assuntos contemporâneos e de relevância para todos os públicos da feira, fossem eles expositores, lojistas, arquitetos eoudesigners. “Tudo para incentivar as empresas e os expositores a buscarem diferenciais com produtos autênticos, porque só com a inovação teremos indústrias rentáveis sem comparativos no mercado de preços nem imagens”, afirma Marta.

Os Talks do 7º Salão de Gramado

Redes sociais na abertura

No primeiro dia, o Talk do Salão teve como tema “Como as redes sociais influenciam no comportamento do consumo”. Subiram ao palco influenciadores digitais como Giselle Martos, do blog @lardocecasa, Lyvia Ferreira, do perfil @eudecoracaoblog e Flávio Pio, do @meuprimeiroap.

O bate papo foi intermediado pelos @decornautas, formado pelos jornalistas Allex Colontonio e André Rodrigues, que debateram sobre as mudanças que as redes sociais causaram nos últimos 10 anos, suas experiências e escolhas. 

Além disso, falaram sobre como manter seus seguidores sempre informados com as últimas tendências e a importância do posicionamento das marcas em seus feed.

Também trouxeram informações sobre quais estratégicas acreditam ser as mais assertivas para dar visibilidade ao conteúdo e como ter presença digital relevante sem compras de likes e seguidores. 

Por fim, os influenciadores concordaram que o sucesso vem por meio de um bom conteúdo como, por exemplo, histórias sobre os produtos e seu processo criativo. Tudo isso sendo trabalhado nas redes com integridade, autenticidade e criatividade.

Você confere esse bate-papo na íntegra aqui.

Segundo dia teve arte

No segundo dia o Studio Prestes levou ao debate uma conversa sobre design e arte aplicadas à decoração e à arquitetura.

O talk teve a participação da jornalista Eleone Prestes, da artista plástica Mariana Prestes e de Cézar Prestes, que conduziu o bate papo. Cézar é curador de arte e é repleto de referências, conteúdos e olhar único. Tendo isso, foram feitas reflexões sobre a arte, sendo esta não só bela, mas uma expressão sensorial. 

Você confere esse bate-papo na íntegra aqui.

Terceiro dia e o design assinado

Design assinado foi o tema do terceiro dia dos Talks do Salão. Nesse sentido, o bate papo contou com a presença de designers convidados como Bruno Faucz, Emerson Borges, Sergio Batista e Marta Manente. Quem conduziu a conversa foram os Decornautas.

Dentre os assuntos, questões como manter a originalidade do desenho autoral e a importância do debate deste tema e seus pontos de vista.

Além disso, o debate trouxe a discussão com o público sobre a propriedade intelectual, o valor agregado à empresa, o processo criativo e a polêmica sobre as cópias.

O debate, que deveria ter apenas 30 minutos, seguiu-se por duas horas. Você confere ele na íntegra aqui.

Quarto dia e o novo morar urbano

“O Novo Morar Urbano” fechou o ciclo de Talks contando a presença das arquitetas gaúchas Lídia Maciel, Cris Mioranza e Camila Fleck, que foram intermediadas pelo publisher Fernando Rodrigues, da Revista Visual Design.

A conversa foi em torno das mudanças na formatação das famílias contemporâneas, das questões comportamentais, de diversidades e as necessidades de cada uma. 

Além disso, falaram sobre os novos layout, ambientes compartilhados, apartamento-estúdio, sobre a valorização e a otimização dos espaços.

O bate papo terminou com uma conversa sobre a importância da segurança, automação, sustentabilidade e acessibilidade. Confira essa conversa na íntegra aqui.

Aprendizado e inovação

A novidade dos Talks do 7º Salão de Gramado teve por objetivo trazer à luz discussões pertinentes ao mercado moveleiro. Foram dias intensos e repletos de conteúdos construtivos.

O jornalista Armando Nascimento, da revista Desque Decor, fala da importância de realizar eventos que tenham informação, aprendizado e troca. “Eu acho que é o que vem acrescentar bastante e acaba chamando atenção e dando visibilidade para o evento para uma série de outras empresas virem a estar participando futuramente.” 

Wishlist do 7º Salão de Gramado

Outra iniciativa inédita do 7º Salão de Gramado foi o selo Wishlist, em que personalidades convidadas tiveram a missão de eleger sob sua ótica os objetos de desejo em exposição na feira.

Cada um teve a missão de escolher até dez peças que mais se destacaram segundo critérios como inovação, originalidade e usabilidade.

As empresas foram agraciadas com os selos Wishlist por Giselle Martos, Lyvia Ferreira, Flávio Pio e Decornautas. A Lovato Móveis e a Karam’s Estofados receberam o maior número de selos em seus produtos.

Também receberam destaques na Wishlist as marcas: Casa Libre, Vimes Nadal, Sulandês Estofados, Arcidealle, Memor, KZ Home Stock, Klassic Estofados, Masotti, KG Almofadas, L’Envie Parfum, Sol Design, Bell Design, Wamovel Design, Asiatex, Meridiano, Neoali, Móveis Wingert, Marcos Caratta, Casa Bonita, Casa da Pedra, Mayer Móveis, TS e RK Móveis de Ferro.

Próxima edição

O 8º Salão de Gramado já tem data confirmada: de 16 a 19 de junho de 2020, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Nesta edição, teve aumento de 8% no número de expositores e 3,4% de público visitante em comparação a edições passadas. 

O diretor executivo do evento, Marcio Magnus, cita ainda que a feira teve mais de quatrocentos novos lojistas qualificados visitando o evento.

Acredita que todas as novidades apresentadas neste ano beneficiaram a feira posicionando-a no mercado de eventos, além de trazer conhecimento e conteúdos que valorizaram e qualificaram seus expositores.

Desta forma, foi possível dar a todos uma nova visão sobre assuntos de grande importância. “Os nossos objetivos foram alcançados colocando os holofotes da grande mídia especializada no Salão de Gramado e dando visibilidade nacional à feira”, conclui.

No total, foram em torno de 4 mil visitantes entre lojistas e especificadores. Além disso, 96 expositores geraram acima de 50 milhões em negócios.

“Os benefícios colhidos com as propostas dos Talks, Projeto Comprador e Wishlist são inúmeros e todos trazem benefícios que são coletivos, onde todos ganham. O setor se fortalece, torna o segmento moveleiro mais competitivo e o Salão de Gramado se estabelece na vanguarda como palco de lançamentos de produtos para o Brasil e para o mundo ”, posiciona a designer Marta Manente.

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