Tapetes: como escolher os seus e dar personalidade à sua casa

Tapetes: como escolher os seus e dar personalidade à sua casa

Tapetes são essenciais na hora de agregar aconchego e sofisticação para a decoração. Apesar de não haver regra na hora da escolha, alguns detalhes podem ajudar a tornar os ambientes mais atraentes. Conforme a arquiteta Pamela Arenhart, os tapetes são peças-chave para demarcar espaços. Eles podem indicar onde começa e termina um ambiente e até mesmo as áreas de circulação. “O principal ponto a ser observado na hora de escolher um tapete, é a proporção”, destaca Pamela.

Tapetes: o que levar em conta

Tapetes: AGI Tapetes

Tapetes: AGI Tapetes

Segundo a arquiteta, o tamanho da peça deve levar em conta o tamanho dos ambientes e seus demais elementos. “Nas salas de estar e TV, é indicado centralizar o tapete com o sofá e ultrapassar os pés do mesmo em pelo menos 10 centímetros”, recomenda. De acordo com Pamela, também é importante deixar o espaço de circulação sem a peça. Ainda conforme a arquiteta, uma forma de garantir um ambiente harmonioso e aconchegante é combinar o tapete com as almofadas.

Tapetes na sala de jantar

Outro ambiente em que os tapetes têm importante papel é na sala de jantar. Isso porque, eles cumprem a função de emoldurar a mesa. “O tapete escolhido deve passar em torno de 70 cm do tampo da mesa para que as cadeiras fiquem sobre ele”, explica Pamela. A medida leva em conta que, mesmo quando em uso, as cadeiras não enroscarão quando forem arrastadas.

Composições em ambientes integrados

Tapetes: Asiatex

Tapetes: Asiatex

Quem disse que existe limite para o uso de tapetes? Conforme a arquiteta, ambiente integrados podem ter mais de um tapete. “Eles não devem ser iguais, mas é importante que tenham alguma característica que os relacione de alguma maneira”, destaca Pamela. Cor, tom, textura ou estampa são boas diretrizes.

Tapetes: Via Star

Tapetes: Via Star

Por sua vez, a sobreposição é uma ótima forma de ousar. “Ajuda a quebrar a rigidez e criar ambientes cheios de personalidade, charme e elegância”, avalia a arquiteta. Segundo ela, é possível combinar peças lisas, com e sem estampas e até estampadas. “Sem regras, você só precisa observar a composição e criar algo harmonioso, buscando peças que conversem”, indica ela. Uma forma de posicionar os tapetes é centralizar o maior e deslocar o sobreposto, criando, assim, um ponto focal.

Tapetes para o quarto

Tapetes: Asiatex

Tapetes: Asiatex

Para os quartos, Pamela ressalta que é importante escolher um tapete que tenha uma textura agradável. “A dica é uma peça que calce a cama e ultrapasse 70 cm para cada lado”, indica.

Normalmente, o tapete é uma das últimas peças escolhidas para um ambiente. Assim, é importante observar previamente os móveis e objetos de decoração para definir cor, tamanho e espessura do seu tapete. Conforme Pamela, tapetes com espessura mais baixa devem ser usados em locais de circulação e onde o contato com a peça não será constante. “Já os tapetes mais altos são ideais para locais onde ficamos mais tempo sentados, sem movimentação de móveis e muita circulação”, recomenda.

Tapetes: Via Star

Tapetes: Via Star

Além disso, é importante conferir as recomendações do fabricante quanto à limpeza dos tapetes. Dependendo do material e da espessura, podem haver algumas peculiaridades. “Em geral, a limpeza pode ser feita com vassoura e aspirador de pó para eliminar ácaros e poeiras e evitar alergias”, comenta a arquiteta.

Conheça os sites das empresas citadas nessa matéria:

www.viastar.com.br
www.asiatex.com.br
www.agitapetes.com.br

Acompanhe nossas últimas matérias:

Salão em Revista: Destaques da edição de novembro
Salão de Gramado apresenta identidade da 6ª edição
Mobiliário em evolução: a visão de Ronald Sasson Madrepérola: Salão destaca tendência de decoração
Aliviar o estresse: o mobiliário a favor de dias mais tranquilos
Mais de 45 expositores já confirmados em 2018
Campanhas Tanque Cheio e Cadastro Premiado entregam prêmios
Foco Metallo registra crescimento após participação no Salão
Empresa de Salvador conquista novos clientes no Salão
Pés palito: uma antiga novidade
Renovações e estreias de alto padrão

Salão: a elegância que remete a Gramado
Salão de Gramado ajuda a cativar clientes exigentes
Clássicas e contemporâneas: Strasbourg apresenta damas de porcelana para decoração
Bons negócios em ambientes gourmet
Treelux no Salão de Gramado
Selff Design projeta expansão após participação na feira de negócios
Contemporâneos: Wingert apresenta lançamentos no Salão
Design e tendência: o futurismo natural
Natal Luz: Gramado traz encanto e magia à Serra Gaúcha
Iluminação de ambientes: a transformação a partir da luz

Divulgue: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Deixe um comentário